top of page

Feminismo de fato: conceito e cotidiano

  • Karinne Ferreira
  • 24 de set. de 2015
  • 5 min de leitura

“Lugar de mulher é na cozinha” - “Não dirige bem, só pode ser mulher” - “Ficou com 3 caras na balada, é vagabunda” - “Transou no primeiro encontro, não é pra casar” - “Homem tem que sustentar a casa” - “Futebol é coisa de homem” - “Homem na cozinha é fogo na panela” - “Homem não presta, são todos iguais” - “Filho da puta” - “Homem não chora” - “Você é uma mocinha, não pode se comportar assim"

OPAAAA! ALERTA VERMELHO! VAMOS PARAR?

Tantas frases como estas citadas acima que são comuns de serem faladas e ouvidas no nosso dia-a-dia e muitas vezes nem paramos pra pensar no sentido delas e o quanto elas são discriminatórias para os feministas ou pró-feministas. Mas o que é feminismo e pró-feminismo? A quantidade de pessoas que não sabem do que se trata feminismo é grande e muitas delas, acham que sabem, mas na verdade têm uma concepção bem diferente do que seria o correto. Este é o motivo da existência desse post.

Feminismo é achar que as mulheres são melhores que homens? NÃO!

Feminismo é agredir os homens? NÃO!

Feminismo é deixar de usar maquiagem? NÃO!

Feminismo é ser feminina? NÃO!

Feminismo é o oposto de Machismo? NÃO!

Feminismo é um movimento intelectual, teórico, filosófico, social e político que luta por direitos iguais entre gêneros, ou seja, igualdade constitucional entre homens e mulheres. É um movimento que busca desconstruir a idéia herdada culturalmente de que um gênero é superior ao outro e a ideia de que alguém é incapaz de algo devido ao seu gênero.

Pra ser feminista não é necessário ser ativista, para isso usamos o termo “pró-feminismo”. As pessoas que simpatizam com o movimento e o apoiam são chamadas de pró-feministas. Esse termo é comum ao fazer referência a um homem que apoie ou simpatize com a causa. Mas é importante lembrar, que se nos mantivermos em conformidade, as mudanças que desejamos não ocorrerão.

Feminismo não se trata de não usar maquiagem, mas usá-la quando tiver vontade e não porque as pessoas acham que mulheres devam se maquiar. Não se trata de ser ou não feminina, pois isso diz respeito à personalidade de cada uma. Não se trata de usar rosa, pois isso diz respeito ao gosto pessoal. Feminismo é a luta para dar à própria pessoa o direito de decidir quando casar e se querem casar, se querem ter filhos, é a luta para dar aos homens e às mulheres a condição de exercer as mesmas funções no trabalho e recebendo o mesmo salário ao desempenhar funções iguais, é dar aos homens e mulheres a mesma condição e oportunidades de educação, é luta para acabar com a concepção de que as tarefas domésticas são funções única e exclusivamente das mulheres, é a luta para que as mulheres decidam sobre sua sexualidade e tamanho das suas roupas sem serem ofendidas ou pré-julgadas e até mesmo vítimas de estupro ou assédio, é a luta para que a sociedade entenda que a educação dos filhos é função do pai e da mãe em conjunto. Feminismo é não se permitir ser vítima, é impor suas necessidades e direitos, é mostrar a capacidade que as mulheres têm, é a luta pelo reconhecimento. Feminismo é liberdade.

O meio para alcançar os objetivos desse movimento é o empoderamento das mulheres. Isso se trata de prover às mulheres e aos homens a consciência do respeito que elas merecem, da importância e direito que possuem. É importante lembrar que cada pessoa que se diz feminista, tem uma concepção própria, ou seja, um feminismo individual. Alguns adeptos são radicais, ativistas, brandos e etc, mas o importante é a luta por uma causa de justiça.

O machismo, assim como o racismo (discriminação por raça ou etnia), por exemplo, é um tipo de comportamento discriminatório que coloca o sexo masculino como superior ao sexo feminino. É apenas mais um tipo de discriminação dentre as tantas existentes (raça, etnia, nacionalidade, orientação sexual e etc). E esses comportamentos são prejudiciais tanto para as mulheres quanto para os homens, pois além da opressão e violência contra a mulher, esses comportamentos oprimem qualquer atitude emocional que o homem tenha, pregando que ele deve ser “durão”. O contrário de Machismo é Femismo, este último se trata do comportamento que coloca o sexo feminino como superior ao sexo feminino, o qual também é prejudicial. ambos gêneros existem, e a harmonia uns com os outros, sem discriminar uma pessoa é o foco principal.

“Lugar de mulher é na cozinha”: É uma frase discriminatória, pois enuncia que as mulheres não são competentes ao exercer outra função que não seja cuidar dos afazeres domésticos.

“Não dirige bem, só pode ser mulher”: Julga as mulheres como incapazes de exercer alguma função, apenas pelo gênero ao qual pertencem.

“Ficou com 3 caras na balada, é vagabunda”: Tira da mulher o direito de decidir sobre seus atos, condenando-a pela suas atitudes, se neste mesmo caso fosse um homem, este seria tarjado como “pegador”.

“Transou no primeiro encontro, não é pra casar”: Tira da mulher o direito de decidir sobre seu corpo e sexualidade, o que diz respeito somente à mulher envolvida, além disso temos o fato da referência ao casamento como algo necessário, sem mesmo saber se o relacionamento faz parte dos planos da mulher envolvida.

“Homem tem que sustentar a casa”: Coloca o homem como único responsável por cuidar das despesas da casa, sem levar em consideração que a mulher está inserida no mercado de trabalho e tem responsabilidades quanto a isso.

“Futebol é coisa de homem”: Coloca o esporte como característica masculina, sem levar em conta os gostos pessoais dos envolvidos, homem que não gosta de futebol pode ser inferiorizado e mulher que gosta de futebol é tida como estranha perante à sociedade, estas pessoas que não seguem esse padrão, podem ter até sua orientação sexual questionada.

“Homem na cozinha é fogo na panela”: Julga os homens como incapazes de exercer alguma função, apenas pelo gênero ao qual pertencem.

“Homem não presta, são todos iguais”: Caracteriza e generaliza o gênero masculino como pessoas que não possuem um bom caráter em relação ao relacionamento.

Filho da puta”: Coloca a mulher como única responsável pela educação dos filhos, colocando de lado a ideia de que família como um todo influencia na criação e educação das crianças.

“Homem não chora”: Trata o homem como uma pessoa que deve ser “forte” e durão, não deve ter sentimentos, não deve demonstrar sentimentos e etc.

“Você é uma mocinha, não pode se comportar assim”: Quando as crianças estão crescendo a família tende a dizer que uma garota não pode se comportar de tal maneira por ser uma futura mulher. As roupas que usam devem ser femininas, cor de rosa, a postura ao sentar deve ser correta, não devem falar palavrões, não devem subir em árvores, devem brincar de boneca, enquanto alguns comportamentos, quando a criança é do gênero masculino, são incentivados.

“Que nada nos defina. Que nada nos sujeite. Que a liberdade seja nossa própria substância.” Simone de Beauvoir

Bibliografia:​

https://pt.wikipedia.org/wiki/Feminismo#Pr.C3.B3-feminismo

http://www.cartachttp://www.infoescola.com/sociologia/feminismo/

apital.com.br/blogs/feminismo-pra-que/feminismo-para-leigos-3523.html

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://static.wixstatic.com/media/f7fa51_64f48d4fb9804b05af8cbf735b31a025.jpg&imgrefurl=http://www.tendessencia.com/%23!Feminismo-pra-qu%C3%AA/c1yan/5565c05c0cf23d0164c3cffe&h=293&w=565&tbnid=40ARKOV3tcmj1M:&docid=gSs9yGGyUWONMM&ei=ktIBVoKuDcudwATKvb6wBg&tbm=isch&ved=0CCwQMygQMBBqFQoTCIK_vvrUi8gCFcsOkAodyp4PZg

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.intoleravel.com.br/wp-content/uploads/2011/07/feminismo_03.png&imgrefurl=http://www.intoleravel.com.br/2011/07/28/feminismo-igualdade-ou-superioridade/&h=280&w=284&tbnid=Kp7zS-b9qtCU-M:&docid=GvZvGxhHrbPBGM&ei=ktIBVoKuDcudwATKvb6wBg&tbm=isch&ved=0CCYQMygKMApqFQoTCIK_vvrUi8gCFcsOkAodyp4PZg

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://2.bp.blogspot.com/-CFPR_IsicvI/VOsxzwJu_fI/AAAAAAAAADU/fDIY_-kZYHs/s1600/feminista-homem.png&imgrefurl=http://homenspelaigualdadedegenero.blogspot.com/2015/02/o-papel-dos-homens-no-feminismo.html&h=268&w=400&tbnid=ZHknZcYTjDkINM:&docid=0SUnBhOK1fsxUM&ei=ktIBVoKuDcudwATKvb6wBg&tbm=isch&ved=0CHIQMyhMMExqFQoTCIK_vvrUi8gCFcsOkAodyp4PZg


 
 
 

Comments


          Empodera!!
Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
  • Google+ Black Round
  • Facebook Black Round
  • Twitter Black Round

© 2015 por Empodera as Mina

Orgulhosamente criado com Wix.com

Temas em RI: políticas públicas voltadas para a questão de gênero

 

bottom of page